Encontre a casa de repouso mais próxima

Compartilhe:

3 dicas para escolher um cuidador de idoso


3 dicas para escolher um cuidador de idoso

Quando percebe que o idoso não consegue mais realizar suas atividades sozinho e necessita de auxílio constante para as ações do dia a dia, a família tem uma decisão difícil para tomar: ou busca uma casa de repouso ou contrata um cuidador. Neste post, falamos mais detalhadamente sobre isso.

Ocorre que, em muitos casos, o próprio idoso não lida bem com a ideia de ir morar em outro local, o que se soma às preocupações dos entes queridos, fazendo com que optem por contratar um cuidador para que possa acompanhá-lo em seu dia a dia.

A questão é que nem sempre é fácil encontrar um profissional qualificado e confiável. Cotidianamente vemos na mídia vídeos de cuidadores tratando mal os idosos e isso naturalmente leva os familiares a serem ainda mais rigorosos no processo de contratação.

Neste post, veja algumas dicas para escolher cuidadores de idosos.

 

Busque um profissional qualificado

Há diversos cursos no mercado que formam cuidadores de idosos. As aulas ensinam sobre o processo de envelhecimento, quais são as principais doenças que acometem este grupo de pessoas, entre outras coisas.

Além disso, há outras formações na área de saúde que são frequentemente indicadas para os que atuam como cuidadores. É o caso do curso técnico em enfermagem, por exemplo, que, apesar de não ser obrigatório, acaba sendo um diferencial interessante no momento da contratação.

Sempre que possível, peça os diplomas/certificados e entre em contato com as instituições para ter a certeza de que os documentos foram realmente emitidos por elas.

 

Peça referências

O caso dos cuidadores de idosos se parece com o das babás, afinal, deixar um idoso com um profissional é semelhante a deixar uma criança, tendo em conta que muitos são desprotegidos e indefesos. Então o cuidado precisa ser redobrado.

Peça sempre referências ao profissional, ainda que ele esteja atuando pela primeira vez como cuidador. Entre em contato com os patrões anteriores e busque entender melhor o perfil e o temperamento da pessoa.

 

Converse com o idoso

Aceitar suas próprias limitações é sempre um desafio e muitos idosos não estão prontos para lidar com a necessidade de ter alguém que cuide deles e em horário integral. Se você percebe que este é o caso, converse tanto com o idoso quanto com o profissional sobre isso. O cuidador precisará lidar com essa resistência e ter paciência para conquistar a confiança da pessoa mais velha.

 

Não se esqueça de que aposentados que necessitam de cuidador contam com adicional de 25% no valor do benefício. Falamos sobre isso mais detalhadamente em outra publicação. Se quiser vê-la, clique aqui.

Compartilhe esta postagem com alguém que você conheça e que está buscando cuidadores! Se já passou ou está passando por esta experiência, comente este post!

Blog


O Bem-Estar Emocional dos Idosos: Um Guia para uma Vida Plena e Satisfatória

O Bem-Estar Emocional dos Idosos: Um Guia para uma Vida Plena e Satisfatória

Você está enfrentando desafios emocionais como idoso? Descubra como melhorar seu bem-estar emocional e viver uma vida mais plena e satisfatória. Le

Desbravando Horizontes: Viagens e Lazer para Idosos

Desbravando Horizontes: Viagens e Lazer para Idosos

Liberte seu espírito aventureiro! Descubra as inúmeras maneiras pelas quais viagens e lazer podem enriquecer sua vida como idoso. Explore destinos f

Tecnologia para Idosos: Empoderando a Independência e Conectando Gerações

Tecnologia para Idosos: Empoderando a Independência e Conectando Gerações

Explore a tecnologia disponível para idosos e encontre maneiras de incorporá-la em suas vidas para melhorar sua saúde, bem-estar e conectividade. C