Encontre a casa de repouso mais próxima

Compartilhe:

Como manter o cérebro sempre ativo?


Como manter o cérebro sempre ativo?

Como você sabe, o cérebro funciona como um “computador central”, sendo responsável por comandar o funcionamento de todo o organismo.

Com o tempo, ele também vai envelhecendo, apresentando maior tendência a sofrer com processos neurodegenerativos que podem levar a doenças como Alzheimer e Parkinson.

No post de hoje, traremos dicas de como você pode manter seu cérebro mais ativo, contribuindo para o seu bem-estar geral. Não deixe de ler!

 

Aprenda coisas novas

Uma universidade norte americana fez um estudo com idosos. Para isso, os dividiu em dois grupos, um que iniciou um curso de idiomas – estavam estudando chinês – e outro que não estava aprendendo esta língua estrangeira.

Em seis semanas, os resultados positivos já podiam ser notados: os neurônios de quem estava estudando eram mais rápidos, fazendo com que essas pessoas resolvessem questões de forma mais veloz do que as do outro grupo.

Em resumo: aprender coisas novas, seja falar um idioma, tocar um instrumento musical ou até realizar um trabalho manual são formas de manter a mente cada vez mais ativa com os novos aprendizados.

 

Não fique parado

Você sabia que, quando pratica atividade física, novos neurônios se formam? Sabia também que, como os exercícios costumam melhorar a resposta cardiovascular, eles melhoram o fluxo de sangue, o que também favorece o cérebro?

Então não deixe de se movimentar porque, além de favorecer seu cérebro, a prática de atividade física previne uma série de outros problemas de saúde, além de diminuir as chances de que você adquira doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

 

Tenha um sono de qualidade

O sono é um dos pilares sobre os quais se assenta a qualidade de vida. É quando dormimos que nossas melhoras de consolidam, dando ao corpo a oportunidade de realizar processos que ele não pode fazer quando estamos acordados. Não é à toa que as pesquisas mostram que quem dorme bem tem menos chances de sofrer perdas cognitivas.

 

Fique longe do álcool

Muita gente está acostumada a beber, tendo adquirido esse hábito bem jovem, inclusive. Pesquisas já mostram que, mesmo os que bebem moderadamente, se este é um hábito de anos, pode se refletir, na terceira idade, em problemas no hipocampo, a área considerada pelos cientistas como o centro da memória.

 

Alimente-se de forma saudável

Você sabia que pesquisas científicas já apontam os benefícios do ômega 3 para a comunicação entre os neurônios? Isso está ligado à alimentação porque é perfeitamente possível obter essa quantidade de ômega 3 comendo peixe pelo menos três vezes por semana.

Frutas, verduras, legumes, grãos e leite também devem fazer parte de uma dieta equilibrada que favoreça a saúde do seu “computador central”.

 

Busca conteúdo pensando especificamente para você que está na terceira idade? Então veja outras postagens do nosso blog. O Guia do Idoso foi especificamente pensando para atender às suas necessidades!

Blog


O Bem-Estar Emocional dos Idosos: Um Guia para uma Vida Plena e Satisfatória

O Bem-Estar Emocional dos Idosos: Um Guia para uma Vida Plena e Satisfatória

Você está enfrentando desafios emocionais como idoso? Descubra como melhorar seu bem-estar emocional e viver uma vida mais plena e satisfatória. Le

Desbravando Horizontes: Viagens e Lazer para Idosos

Desbravando Horizontes: Viagens e Lazer para Idosos

Liberte seu espírito aventureiro! Descubra as inúmeras maneiras pelas quais viagens e lazer podem enriquecer sua vida como idoso. Explore destinos f

Tecnologia para Idosos: Empoderando a Independência e Conectando Gerações

Tecnologia para Idosos: Empoderando a Independência e Conectando Gerações

Explore a tecnologia disponível para idosos e encontre maneiras de incorporá-la em suas vidas para melhorar sua saúde, bem-estar e conectividade. C